quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Várzea lança programa de erradicação às drogas


As comemorações alusivas aos 50 anos de emancipação política da noite do dia 09 de janeiro aconteceram na EMEIF Sandoval Rubens de Figueiredo, a partir das 19h, com o lançamento do Programa de Erradicação de Drogas – PROERD; Palestra sobre Alcoolismo com o Dr. Francisco Lucena de Araújo Filho e a fixação da placa da recuperação e ampliação da EMEIF.

Estavam presentes no evento, o Bacharel em Direito e Cabo da Polícia Militar, Francisco Cavalcante Filho, Instrutor do PROERD do 3º Batalhão de Polícia Militar de Patos – PB, que apresentou Programa a sociedade e assinou o convênio juntamente com o Prefeito José Ivaldo de Morais e o Secretário de Educação José Amilton da Costa, firmando essa parceria entre Município e Estado, através da Polícia Militar.

Segundo o representante do PROERD, Cabo Cavalcante, esse Programa teve início nos Estados Unidos e atualmente existe em 64 países e em todos os Estados da Federação, onde conta com 10 lições para alunos do 5º a 7º ano. “O PROERD é uma quebra de paradigma, uma junção da Polícia Militar com as famílias, escolas e toda a comunidade contra esse câncer que são as Drogas”, enfatizou.

Durante o evento, a senhora Maria Dalva (Dalvinha) entregou para a Biblioteca Municipal Profº Margarida Batista, um exemplar de sua tese de pós-graduação que a mesma fez em relação ao trabalho do Agente Comunitário de Saúde do Município de Várzea.

Após a apresentação do PROERD, o Médico Francisco Lucena realizou a palestra sobre alcoolismo, onde apresentou dados concretos e científicos, sobre essa patologia, uma vez que, o médico afirmou que o alcoolismo é uma doença.

O senhor Luiz Paulo de Souto (ex-Alcoólatra) deu o seu testemunho, onde o mesmo a mais de uma década está conseguindo evitar o primeiro gole de álcool. “Quem sofre mais com o alcoolismo, não é o próprio alcoólatra, e sim, a família”, declarou.

Segundo a Secretária de Saúde, Márcia Lúcia, foi realizado um estudo no município e o índice de alcoolismo no Município é altíssimo e somente com estas ações de cidadania, campanhas educativas e palestras irão sensibilizar a sociedade e principalmente os jovens que são o público alvo de maior concentração.

Sertão 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O seu comentário é sua total responsabilidade.