Os técnicos e as perfuratrizes da Companhia de Desenvolvimento dos Recursos Minerais (CDRM) iniciam nesta semana mais uma etapa de perfuração de poços em diversos municípios paraibanos. Este ano, as máquinas perfuraram 36 poços e cinco já foram instalados com catavento e as respectivas bombas para a captação de água.
O presidente da CDRM, Marcelo Falcão, informou que nesta quinta-feira (21) as equipes seguem para o Sertão. Serão perfurados poços em Emas, Santa Terezinha, São Mamede, Diamante, Itaporanga, Matureia Desterro, Cajazeirinhas, Paulista, Pombal, São Bentinho e Jericó. “A demanda por água está muito alta e para acelerar as perfurações e instalações de poços a CDRM está licitando empresas, para a gente atender com mais rapidez”, afirmou Marcelo Falcão.
Uma equipe de testes de vazão d’água vai avaliar poços perfurados em São José dos Cordeiros, Caraúbas, Itaporanga, Ibiara, Diamante e Boqueirão. Após cada jornada de trabalho, as equipes reabastecem as perfuratrizes e partem para executar a ação em novos municípios. Em 2012, a CDRM perfurou 200 e instalou equipamentos em 20 poços.
O programa de perfuração e instalação de poços na Paraíba vai ser ampliado este ano com a aquisição de três novas perfuratrizes. Após formação de equipes, a Companhia de Desenvolvimento dos Recursos Minerais (CDRM) terá condições de perfurar mais de 100 poços tubulares por mês e de instalar 50. “O desafio mais urgente é acelerar as instalações que dependem também da contratação de equipes e compra de material”, disse o presidente da CDRM.
As três novas perfuratrizes serão adquiridas com recursos do Ministério da Integração Nacional e do Governo do Estado, a partir da assinatura de um termo de compromisso entre os dois governos. São três conjuntos de perfuração rotopneumática de poços tubulares em solo cristalino.
secom-pb
Um comentário:
Gostaria de saber como se cadastrar e se e pago!
Postar um comentário
O seu comentário é sua total responsabilidade.