O deputado estadual Frei
Anastácio (PT) disse, hoje (27), na Assembleia Legislativa, que o governo
federal tem sido muito atencioso com a Paraíba. “Só ontem tivemos aqui a
presença de um ministro e do presidente nacional do Incra anunciando benefícios
para o estado da Paraíba. “O presidente do Instituto Nacional de Colonização e
Reforma Agrária (Incra), Carlos Guedes, por exemplo, anunciou várias ações e
assinou termos de cooperação técnica, e eu estive lá acompanhando tudo” , disse
Frei Anastácio.
A solenidade aconteceu no Instituto Nacional do Semiárido (Insa), em Campina Grande. O deputado disse que as ações anunciadas são para a Reforma Agrária no Semiárido Brasileiro. “Recentemente tivemos a presença do ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, que veio entregar máquinas para a agricultura familiar. Um investimento que já ultrapassa os R$ 110 milhões. E agora tivemos a presença do presidente nacional do Incra, Carlos Guedes, com mais benefícios”, destacou o deputado.
Entre as ações anunciadas pelo presidente do Incra, estão a universalização da assistência técnica nos assentamentos localizados no Semiárido, que compreende regiões dos nove estados nordestinos e parte de Minas Gerais. Também foi assinado um termo de cooperação técnica entre o Incra e o Insa. Esse termo tem por objetivo a execução de ações conjuntas e coordenadas entre os dois institutos nos assentamentos localizados no Semiárido.
O presidente do Incra assinou, ainda, um protocolo de intenções com a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) para os estudos relativos à oferta de um curso superior na área de saúde voltado ao público da reforma agrária. Esse curso vai ser implantado por meio do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera). O Pronera é um programa executado pelo Incra, e tem a missão de ampliar os níveis de escolarização formal dos trabalhadores rurais.
“Tivemos ontem, também, a presença do ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, aqui na Paraíba. Ele veio assinar a ordem de serviço para início das obras da meta 3 leste da transposição do Rio São Francisco, no trecho está situado entre o reservatório Barro Branco, em Custódia (PE), e o reservatório Poções, em Monteiro, na Paraíba. Essa obra vai empregar mais de quatro mil pessoas, sendo mais de duas mil só da Paraíba.
O deputado enfatizou que essa complementação só demorou por causa da licitação. Ele disse que as empresas que haviam vencido a licitação original desistiram da obra e foi preciso realizar tudo de novo. “Em junho deste ano, o ministro também autorizou as obras da terceira etapa do Canal Acauã-Açaragi, aqui na Paraíba. Só esse canal é um investimento de R$ 104 milhões e vão garantir o suprimento hídrico para abastecimento e irrigação de 38 municípios paraibanos, beneficiando mais de 590 mil famílias”, relatou.
Esse canal é uma obra que dará ainda mais alcance às águas transpostas do Rio São Francisco, que chegarão até Acauã. A grande adutora de mais de 100 km levará abastecimento à região do Cariri.
Assessoria com Zé Luiz Mineiro.
SãoMameed1
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O seu comentário é sua total responsabilidade.