quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

ASSENTAMENTOS DE SÃO MAMEDE E DO MÉDIO SERTÃO VACINAM CONTRA A AFTOSA

Cerca de 95% do rebanho bovino de assentamentos do médio sertão paraibano foi vacinado contra a febre aftosa, em novembro, na 2ª etapa estadual de vacinação contra a doença. Com o apoio da entidade contratada pelo Incra/PB para prestar assistência técnica às famílias assentadas na região, foram vacinados 1.119 animais em nove assentamentos da reforma agrária nos municípios de Aparecida, Conceição, Condado, Diamante, Patos, São José do Bonfim, São Mamede, Taperoá e Várzea.

Antes da vacinação, os técnicos da Cooperativa de Prestação de Serviços Técnicos de Reforma Agrária da Paraíba (Cooptera) promoveram oficinas para as famílias assentadas sobre a importância do controle da doença, com orientações teóricas e práticas. Para a realização das oficinas, a Cooptera contou com parceiros como a Defesa Agropecuária estadual e as secretarias municipais de agricultura.

De acordo com o veterinário José Adriano da Costa, da equipe da Cooptera, as oficinas, que envolveram todas as famílias dos assentamentos, tiveram como objetivo mostrar a importância da vacinação contra a febre aftosa e a forma de conservação e de aplicação da vacina, bem como boas práticas de manejo animal e de higienização do vacinador e do material utilizado.

"Aproveitamos a oportunidade para também dar informações sobre outras doenças que preocupam quem trabalha com rebanhos bovinos, como a raiva animal, a tuberculose e brucelose bovinas, e mostramos a importância da vacinação para a saúde pública", contou o veterinário.

Para o assentado Edenildo da Silva, do Assentamento Ananias Pereira, ações deste tipo mostram a importância da assistência técnica no desenvolvimento dos assentamentos da reforma agrária. "Vacinar da forma certa é muito importante para garantir a saúde dos nossos animais", afirmou.


Da Assessoria de Comunicação Social do Incra-PB
Zé Luiz Mineiro/SãoMamede1
Foto: Zé Luiz Mineiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O seu comentário é sua total responsabilidade.