sábado, 7 de dezembro de 2013

FÉ e DEVOÇÃO: Uma Grande Multidão é Esperado na Procissão de Nossa Senhora da Conceição em São Mamede.

Oração, louvor e agradecimento a Deus. Este é o clima que deve mover os fiéis no encerramento da festa de Nossa Senhora da Conceição, padroeira de São Mamede neste domingo (08) de dezembro. A edição 2013 da festa foi marcada pela participação da comunidade em todas as celebrações realizadas. No encerramento neste domingo estão sendo esperados mais de cinco mil fiéis, na procissão em homenagens à padroeira de São Mamede, marcada para as 17h.

Ao longo  o dia, a Paroquia realiza Alvora festiva, Santa Missa Solene que será transmitida Ao Vivo Pelo Blog São Mamede 1 e as 12h Alvora coletiva onde toda a comunidade católica soltam fogos. Esta será a oportunidade da população agradecer a Deus pelas maravilhas realizadas na vida da Imaculada Conceição.

Com o tema  "Maria, vértice da missionariedade e do discipulado cristão", as homenagens a Nossa Senhora da Conceição começam às 5h (horário local) alvorada festiva. Às 10h acontecerá celebração da missa solene presidida pelo Padre Fabrício Dias Timóteo. O auge das festividades será às 17h com procissão de Nossa Senhora da Conceição e em seguida Santa Missa de Encerramento e decida da bandeira.

A exemplo de anos anteriores, os fiéis vindos de todas as paróquias de cidade circunvizinhas se concentrarão de frente A Igreja Matriz de onde sairá em procissão percorrendo as ruas de São Mamede e voltando para a Igreja Matriz.


A Festa de Nossa Senhora da Conceição foi aberta na última quinta-feira (29), com  uma grande carreata e celebração na Igreja Matriz. A programação foi marcada por novena e missa, todas as noites, até este Sábado (07) de dezembro, sendo cada noite com um padre convidado, além da festa social, no pátio da Igreja, com uma atração musical por noite.



O dogma de Nossa Senhora da Conceição


A Igreja ocidental, que sempre muito amou a Santíssima Virgem, tinha uma certa dificuldade para a aceitação do mistério da Imaculada Conceição. Em 1304, o Papa Bento XI reuniu na Universidade de Paris uma assembleia dos doutores mais eminentes em Teologia, para terminar as questões de escola sobre a Imaculada Conceição da Virgem. Foi o franciscano João Duns Escoto quem solucionou a dificuldade ao mostrar que era sumamente conveniente que Deus preservasse Maria do pecado original, pois a Santíssima Virgem era destinada a ser mãe do seu Filho. Isso é possível para a Onipotência de Deus, portanto, o Senhor, de fato, a preservou, antecipando-lhe os frutos da redenção de Cristo.

Rapidamente a doutrina da Imaculada Conceição de Maria, no seio de sua mãe Sant’Ana, foi introduzido no calendário romano. A própria Virgem Maria apareceu em 1830 a Santa Catarina Labouré pedindo que se cunhasse uma medalha com a oração: “Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós”.

No dia 8 de dezembro de 1854, através da bula Ineffabilis Deus do Papa Pio IX, a Igreja oficialmente reconheceu e declarou solenemente como dogma: “Maria isenta do pecado original”.

A própria Virgem Maria, na sua aparição em Lourdes, em 1858, confirmou a definição dogmática e a fé do povo dizendo para Santa Bernadette e para todos nós: “Eu Sou a Imaculada Conceição”.


Zé Luiz Mineiro/SãoMamede1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O seu comentário é sua total responsabilidade.