sexta-feira, 10 de abril de 2015

Fotógrafa Renata Cavalcante expõe vida no sertão nordestino, a partir desta terça (14)

Renata Cavalcante vai mostrar 51 fotos e cinco desenhos | DIVULGAÇÃO
A fotógrafa Renata Cavalcante abre na próxima terça-feira (14) a sua nova exposição “O Sertão Vive”, no Centro Cultural São Francisco, em João Pessoa. A mostra que retrata a vida no interior nordestino será inaugurada às 19h, no átrio central da Igreja, com a participação de grupos culturais e autoridades. 

O evento de abertura contará com as apresentações das companhias de dança Donnianni e Caapoã, os recitais dos poetas Felipe D’Castro e Everton Francisco, além da presença do sanfoneiro Rafael Lopes e da bandinha de flauta doce José Milton Nascimento, da cidade de Várzea. A programação também inclui a participação do padre Djacy Brasileiro, conhecido pela luta contra os efeitos da estiagem.   

A exposição “O Sertão Vive“ fica no salão da Via Sacra do Centro Cultural São Francisco até o dia 12 de maio e é resultado de uma série de viagens que a fotógrafa Renata Cavalcante fez pelas cidades do interior paraibano desde 2011. 

Em 51 fotos, a jovem artista traz um apanhado dos seus melhores cliques nas cidades de Aguiar, Catolé do Rocha, Pedra Branca, Pombal, Santa Luzia, São Francisco, São Bento, São José do Brejo do Cruz, São José de Caiana, São José do Sabugi, São Mamede e Várzea. 


Além das fotos, a mostra traz como novidade cinco desenhos inéditos que foram feitos a partir de clássicos da música regional. Segundo Renata, a inspiração para os traços veio com as canções que embalaram suas aventuras pelo Sertão. “Toda vez que eu viajo ao interior faço uma coletânea de músicas que me inspiram no caminho e, quando as escuto, crio mentalmente imagens que gostaria de compartilhar”, disse ela.

Com tanta experiência na bagagem, as obras de tamanho 30x40 cm foram divididas em cinco temas, considerados pela fotógrafa como presentes no cotidiano sertanejo: “Vida no interior”, com registros do dia a dia do Sertão; “Registro de vidas passadas”, fotografias nos sítios arqueológicos; “Vida na caatinga” (fauna), animais; “Vida na caatinga” (flora), paisagens e plantas; e “Imaginação viva”, com desenhos inspirados na trilhas sonoras das viagens.

“O Sertão Vive” chega ao Centro Cultural São Francisco em nova versão depois de ter passado três meses na Estação das Artes Luciano Agra, em 2013. Para Renata, é uma grande satisfação poder, novamente, expor suas fotos, não apenas como uma retratista, mas como obras de arte que transferem emoção ao público. “Com as minhas fotos, não quero somente mostrar técnicas de iluminação ou foco, mas sim transferir o sentimento que me corre às veias quando estou no Sertão”, concluiu.

SOBRE A ARTISTA - Autodidata, Renata Cavalcante é estudante de Engenharia Ambiental da UFPB e se viu apaixonada pela fotografia quando sentiu na pele o sol forte do sertão paraibano. Suas excursões pelos municípios mais distantes no Estado a transformaram em uma defensora da rica paisagem do interior nordestino, tendo como arma a sua câmera. Além dos cliques, ela também é desenhista desde a infância, tendo clara influência do mangá, HQ e cartoon. 

SERVIÇO
Exposição “O Sertão Vive”
Local: Centro Cultural São Francisco, em João Pessoa
Abertura: 14 de abril, às 19h
Período de exposição: de 14 de abril a 12 de maio
Entrada Gratuita


Assessoria
BlogSãoMamede1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O seu comentário é sua total responsabilidade.