segunda-feira, 13 de julho de 2015

São Mamede realiza sua 4ª conferência de Saúde,confira:

Com o tema “Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas. Direito do povo brasileiro”, o Governo Municipal de São Mamede-PB, através da Secretaria de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde realizaram na última quinta – feira (09/07), na Casa Municipal dos Conselhos a 4ª Conferência Municipal de Saúde.

Uma conferência é um espaço manifesto para debates, onde se exerce a democracia participativa, ou seja, são é uma oportunidade para se discutir e construir propostas para solucionar os problemas que envolvem a saúde da população brasileira.

Reunindo agentes da saúde pública, instituições de saúde, profissionais de saúde das mais diversas áreas, secretários municipais, vice-prefeita Eva Lucena, primeira dama Kilma Morais e sociedade civil em um espaço democrático de construção de políticas públicas, este importante momento além das discussões pertinentes a saúde pública municipal, abriu-se espaço também para uma apresentação cultural da Banda de Forró dos usuários do CAPS de Santa Luzia-PB.

A palestrante, Dra. Ceciliana Medeiros, falou sobre a construção de uma saúde pública de qualidade e a importância da participação popular neste contexto. Norteada em 8 eixos:

- Direito à Saúde - garantia de acesso e atenção de qualidade; 
- Participação e controle social;
- Valorização do trabalho e da educação em saúde;
- Financiamento do SUS e relação público-privada;
- Gestão do SUS e modelos de atenção à saúde;
- Informação, educação e política de comunicação do SUS;
- Ciência, tecnologia e inovação no SUS; 
- Reformas democráticas e populares do Estado.

Os principais objetivos são reafirmar, impulsionar e efetivar os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS); mobilizar e estabelecer diálogos com a sociedade e fortalecer a participação e o controle social no SUS, entre outros, conforme o regimento apresentado pela Prefeitura.
 
“A Conferência Municipal de Saúde é o momento oportuno para avaliar a situação da saúde, elaborar novas propostas e garantir a participação de toda a população no planejamento das ações e melhorias para o futuro. Por isso, o envolvimento de todos é sempre muito importante”, explica a Secretária Municipal de Saúde, Suely Morais.

A 4ª Conferência Municipal de Saúde seguiu sua programação com mesas redondas, debates, palestras e a escolha de delegados para a etapa estadual deste importante instrumento legal de participação popular.


Matéria: Aderlan Medeiros 
Site: PMSM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O seu comentário é sua total responsabilidade.