sexta-feira, 30 de março de 2018

Instalação de linha de transmissão de energia elétrica ameaça existência de Reserva Ecológica em São Mamede


A possível instalação de uma linha de transmissão de energia elétrica que passaria dentro da Reserva Ecológica Verdes Pastos, em São Mamede-PB, vem trazendo preocupação ao pastor e ambientalista John Philip Medcraft, proprietário da área. Esta informação foi dada, na última sexta-feira(23), por engenheiros da empresa Avalicon Soluções em Engenharia de Avaliação, Topografia e Regularização Fundiária, com sede em Minas Gerais, que disseram que estão planejando implantar uma linha de transmissão de alta tensão para levar energia elétrica da Usina Eólica em Santa Luzia para Milagres (CE) passando justamente na Reserva.

O fato causou perplexidade ao ambientalista que luta pela preservação da área há mais de 40 anos, chegando a transformar a sua propriedade em reserva ecológica com 100% do território como área de preservação.

Caso a linha de transmissão seja instalada dentro da Reserva, parte dela será totalmente destruída, pois será necessário desmatar uma grande faixa territorial degradando assim substancialmente o meio ambiente fazendo com que várias espécies da fauna e da flora desapareceram.

Pastor John disse que entende a intenção da empresa, mas ressalta que a área não pode ser degradada de uma hora para outra após décadas de esforços para que tivesse reconhecimento e parcerias firmadas com diferentes órgãos que cuidam do Meio Ambiente a exemplo da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (SUDEMA), IBAMA e universidades.

A antiga Fazenda Verdes Pastos foi transformada em reserva passando a soltar na área diversas espécies de animais e sendo realizado plantio de outras espécies de árvores nativas da Caatinga. “Imagine como fiquei. Seria o fim da Reserva! Tenho nada contra energia limpa, mas expliquei que com uma pequena mudança de rota o desastre será evitado e aguardo sua resposta. Peço encarecidamente apoio de quem ama a caatinga para um acordo de bom senso: Ibama, Sudema, Polícia Ambiental, UFCG que faz pesquisas lá, UFPB, INSA que faz pesquisa lá, Autoridades municipais, estaduais e federais, diretores de colégios que fazem suas aulas de campo lá etc. Acima de tudo peço intervenção divina porque "Do Senhor é a terra e tudo que nela existe" e Ele mandou a gente "Cuidar do Jardim"!

O ambientalista enviou uma mensagem ao Governo da Paraíba. “Enviei uma mensagem ao Governador Ricardo Coutinho agora pedindo a sua ajuda e a da Sudema para que o desvio da proposta rota de linha de transmissão de energia elétrica seja efetivada, para manter a existência intacta da Reserva Verdes Pastos­, assim mantendo 40 anos de defesa de flora e fauna e as pesquisas da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e do Instituto Nacional do Semiárido (INSA) neste raro oásis sertanejo”, comentou o pastor.

A Reserva Ecológica Verdes Pastos é a única reserva ecológica de São Mamede, Patos e região. Lá foram soltos animais apreendidos ou devolvidos ao IBAMA que voltaram ao seu habitat natural. A área tem espécies da fauna e da flora que estão, inclusive, em extinção.
A área tem sido local de realização de diversos estudos por parte de cientistas não só da Paraíba, mas de diversos países, bem como de ambientalistas que buscam informações sobre a fauna e flora da nossa região.

John Philip tem pedido o apoio de todos para que a Reserva não morra. “As nossas parceiras universidades estão preparando um documento como forma de chamar atenção para preservação da área”, revelou o pastor.

Portal40Graus 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O seu comentário é sua total responsabilidade.