terça-feira, 26 de outubro de 2021

Prefeitura promoveu 1ª Roda de Capoeira em São Mamede, confira



A Prefeitura de São Mamede, por meio das suas secretarias de Desenvolvimento Social e Humano, de Cultura e Artes e de Esporte e Lazer – em parceria com a Associação de Capoeira ‘Salve Zumbi’, promoveu, na noite de sábado, 23, a primeira roda de capoeira no parque de eventos “O Bezerrão”.

Embora tenha chegado há pouco tempo na cidade, o capoeirista Antoniel, chamado de 'Professor Ligeiro', já se destaca por seu trabalho voluntário voltado para crianças, adolescentes e jovens. O objetivo de Adeilton é incentivar a prática da capoeira.

Para o evento do último sábado, ele contou com o apoio do mestre Balu da cidade de Patos, do contramestre Galego de Santa Luzia, além dos professores Adriano, também de Patos e Android que veio de Piancó. A ideia era oportunizar aos alunos uma roda de capoeira com a participação de capoeiristas mais experientes. 

“Tem muita gente que não sabe o que é a capoeira, qual a sua origem, suas técnicas de aprendizado, e é justamente esse conhecimento que queremos construir junto com nossos alunos”, enfatizou.

Professor Ligeiro pratica o esporte há 22 anos, e assumiu a função de professor há sete anos. Para ele, a capoeira, além de ser uma arte genuinamente brasileira – patrimônio imaterial cultural da humanidade – criada pelos negros africanos no século XVI, é também “um aprendizado que se estende para a vida inteira”, ponderou.


O secretário de esporte e lazer do município, Ramon Luan, prestigiou o evento. Na ocasião, disse que a capoeira é mais uma opção de entretenimento para “nossas crianças, adolescentes e jovens”. O secretário ainda afirmou que a Prefeitura apoia inciativas assim como essa, “tanto que estamos aqui para incentivar o engajamento no esporte”.

Música na Capoeira

A música faz parte da prática da capoeira, o principal instrumento é o berimbau. Naquela época, a música era usada como um disfarce para enganar os escravizadores, que ao verem os escravos fazendo movimentos corporais ao som de instrumentos entendiam que aquele ritual era uma dança e não uma luta.

Além das músicas, são bastante famosas as ladainhas de capoeira, espécies de histórias contatadas em forma de canto. Grande parte desses cantos retratam a própria história da escravidão e do surgimento da luta.

Segue um dos cânticos já mais atualizado com a realidade atual, e que foi entoado na roda de capoeira de São Mamede:
Coro:
A E I O U, U O I E A, A E I O U
Vem criança, vem jogar

Eu aprendi a ler
Aprendi a cantar
E foi na capoeira
Que eu aprendi a jogar

Eu estudo na escola
E treino na academia
Eu respeito a minha mãe
O meu pai e a minha tia

Sou criança sou pequeno
Mas um dia vou crescer
Vou treinando capoeira
Pra poder me defender

Capoeira é harmonia
É amor no coração
Capoeira tem criança
O futuro da nação











Nenhum comentário:

Postar um comentário

O seu comentário é sua total responsabilidade.