Prefeitura de São Mamede realizou formação para os Profissionais de Apoio Escolar
A Prefeitura de São Mamede, por
meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou na sexta-feira, 20, uma
formação para o público-alvo dos cuidadores escolares, que fazem parte
do quadro efetivo e são formalmente chamados de profissionais do apoio
escolar.
A ação, que ocorreu no
auditório da secretaria, contou com a presença de sete Profissionais de Apoio Escolar mais as professoras do AEE, a saber, Jaqueline Neta e Celina Medeiros. O
conteúdo foi ministrado pela psicóloga Larissa Nóbrega e pela coordenadora
do atendimento educacional especializado (AEE), Prof. Márcia Medeiros.
Elas dividiram o encontro em dois
momentos, cada uma ficando com um tema específico. Primeiro, Larissa falou a respeito
das estratégias os cuidadores devem usar em salas regulares para ajudar na
mediação entre aluno, professor e colegas de sala.
Na segunda parte, Márcia fez uma
explanação sobre o Plano Educacional Individualizado (PEI). O PEI tem como foco
principal a aprendizagem inclusiva dos alunos autistas no ensino normal.
De acordo com a coordenadora do
AEE, "há dois anos, o PEI é realizado na sala do AEE. Estamos nos
preparando para implantar no ensino regular, no próximo ano. Por isso, já
antecipei o tema no encontro de hoje, apresentando inicialmente para os
professores cuidadores”.
“Toda criança que está
matriculada tem direito, dentro da educação inclusiva, ao PEI”, enfatizou.
Ao longo da reunião, os
cuidadores tiveram a oportunidade de falar das suas experiências em sala de
aula e também esclarecer dúvidas. Raicky de Oliveira, que assumiu essa função
em agosto, é o mais novo a integrar a equipe.
Para ele, a formação foi um
importante meio que possibilitou “ouvir profissionais que nos
conduzam numa conversa explicativa sobre esse mundo novo que estamos
descobrindo, e também nos ajudem a aprimorar nosso trabalho”.
Por fim, os cuidadores receberam
certificados de participação no curso.
Ascom/PMSM
0 comentários:
O seu comentário é sua total responsabilidade.