Desembargadora Maria das Graças Morais Guedes se despede do TJPB após 40 anos de atuação

 


Após quatro décadas dedicadas à magistratura, a desembargadora Maria das Graças Morais Guedes encerrou sua trajetória no Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB). Em sessão solene realizada nesta quarta-feira (19), magistrados e servidores prestaram homenagens à jurista, que emocionada expressou sua gratidão pelo percurso profissional.

Durante a sessão do Pleno do TJPB, a desembargadora Maria das Graça recordou sua trajetória, que teve início em 1984, quando assumiu sua primeira comarca. “Desde aquele momento até minha ascensão ao Tribunal de Justiça, em 2012, tudo foi marcante. Chegar aqui diariamente e ser recebida com um sorriso pelos servidores sempre foi um privilégio”, declarou.

A sessão contou com discursos de diversos desembargadores, além da exibição de um vídeo produzido pela Gerência de Comunicação do TJPB, que retratou momentos importantes da carreira da magistrada.

Presidente do TJPB cede cadeira para a homenageada

O presidente do TJPB, desembargador Fred Coutinho, enalteceu a dedicação da colega e, num gesto simbólico, cedeu sua cadeira para que a desembargadora Maria das Graças encerrasse a sessão. “Hoje é um dia de alegria e reconhecimento. Sua presença deixará saudades e um legado de aprendizado para todos nós”, afirmou.

Outros magistrados também destacaram o papel da desembargadora no Judiciário paraibano. “Ela foi uma grande magistrada, sempre comprometida com a Justiça e com um forte senso de responsabilidade”, pontuou o desembargador Saulo Benevides. A desembargadora Fátima Bezerra Maranhão complementou: “Maria das Graças é sinônimo de coração e dedicação. Sua presença neste Tribunal deixou marcas indiscutíveis”.

Uma trajetória de compromisso com a Justiça

Natural de São Mamede, no sertão paraibano, Maria das Graças Morais Guedes formou-se em Direito pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) em 1979. Aprovada no concurso da Magistratura em 1984, atuou nas comarcas de Juazeirinho, Soledade, Pocinhos e Patos. Em 2012, foi promovida a desembargadora do TJPB.

Durante sua carreira, ocupou cargos de destaque, como presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB) entre 2016 e 2018 e vice-presidente do TJPB nas gestões dos desembargadores Saulo Benevides e João Benedito da Silva. Também foi diretora da Escola Superior da Magistratura (Esma) em 2017 e coautora do livro “História da Comarca de Patos”.

Reconhecimento e homenagens

A despedida da desembargadora também contou com uma homenagem especial promovida por suas colegas magistradas. A iniciativa, organizada pelas desembargadoras Maria de Fátima Bezerra Maranhão, Agamenilde Vieira, Túlia Neves, Anna Carla Lopes, Lilian Cananéa e pela juíza Micheline Jatobá, foi um tributo ao legado deixado por Maria das Graças no Judiciário.

Casada com Justiniano Guedes, a desembargadora é mãe da advogada Anna Flávia Morais Guedes. Agora, com a aposentadoria, encerra sua atuação na magistratura com um legado de justiça, dedicação e compromisso com a sociedade paraibana.

Blog São Mamede 1 com Politica JP

 

 


0 comentários:

O seu comentário é sua total responsabilidade.