Prefeitura do Junco do Seridó realiza limpeza do açude público da cidade
O Açude do Estado como é conhecido o manancial que fica na comunidade ramadinha foi construído no início da década de 1980 pelo então prefeito Teodoro Gambarra, quando Wilson Braga era então governador de nosso Estado. Após a conclusão e instalação da adutora e dos hidrômetros nas residências do município de Junco foi implantado o Sistema de abastecimento o qual era gerenciado pela Cagepa/PB.
Na época o Junco tinha talvez metade das residências que tem hoje e as Gestões passadas esqueceram disso e nas duas vezes anteriores em que o açude esvaziou pelo fenômeno da seca, comum em nosa região, estes governantes não limparam o açude e assim o manancial foi acumulando muita lama e ficando aterrado, enquanto que na cidade a demanda e o consumo sempre aumentava. Era a má Gestão pública em Junco, nosso povo não percebia.
O Município hoje gasta em torno de 20 mil reais com Energia, Sulfato de alumínio, Cloro e toda manutenção do Sistema, porém com a nova situação em que mais uma vez nos deparamos com a estiagem o açude secou de novo, porém a diferênça é que desta vez não foi distribuída lama nas torneiras para o povo, e com o açude sem água a Gestão atual logo tratou de colocar máquinas pesadas para fazer a limpeza do açude e retirar toda a lama acumulada desde o início da década de 1980.
Mais de 600 carradas de lama já foram retiradas e tudo isto com recursos prórpios demonstrando que quando se tem vontade política se faz mesmo diante de tanta dificuldade e sem apoio de governo do Estado e nem de nenhum Órgão federal, pelo menos até o momento.
Fonte:Blog Ivaldo Show
1 comentários:
O Junco do Seridó está de parabéns pelo prefeito mestre de obras que tem, e os demais setores de administração, continue assim pois sua equipe administrativa esta despertando uma cidade adormecida após anos de um sono profundo.
O seu comentário é sua total responsabilidade.