Municipios assina acordo para garantir segurança no transporte escolar

Foram firmados termos de ajustamento de conduta com oito municípios

Com o objetivo de manter a segurança dos estudantes que utilizam transporte escolar, a Promotoria da Educação de Patos firmou um termo de compromisso de cooperação com os representantes locais da Polícia Rodoviária Federal, da 4ª Ciretran (Circunscrição Regional de Trânsito) e do 4º Batalhão da Polícia Militar. No compromisso, será feita a fiscalização e a emissão de licenças dos veículos usados para esse tipo de transporte.

Também foram firmados termos de ajustamento de conduta com os municípios de Patos, Areia de Baraúnas, Cacimba de Areia, Passagem, Quixaba, Santa Terezinha, São José do Bonfim e São José de Espinharas para adequação do transporte disponibilizado pelas prefeituras às normas do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

De acordo com a promotora da Educação de Patos, Ilcléia Cruz de Souza Neves Mouzalaso objetivo é garantir a utilização de veículos adequados e motoristas capacitados, conforme as regras dispostas no artigos 136 a 139 do CTB, erradicando, portanto, a utilização dos '”paus-de-arara”.

Normas
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, os veículos especialmente destinados à condução coletiva de escolares somente poderão circular nas vias com autorização emitida pelo órgão ou entidade executivos de trânsito dos Estados. Para tanto, o transporte deve ter registro como veículo de passageiros, ser inspecionado semestralmente para verificação dos equipamentos obrigatórios e de segurança, ter pintura de faixa horizontal na cor amarela com o dístico “Escolar” em preto.

É necessário ter ainda equipamento registrador instantâneo inalterável de velocidade e tempo, lanternas de luz branca, fosca ou amarela dispostas nas extremidades da parte superior dianteira e lanternas de luz vermelha dispostas na extremidade superior da parte traseira, cintos de segurança em número igual à lotação, entre outros requisitos.

Os motoristas devem ter idade superior a vinte e um anos, ser habilitado na categoria D, não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima, ou ser reincidente em infrações médias durante os doze últimos meses e ser aprovado em curso especializado.

Da Redação (com Assessoria)

WSCOM Online

Opinião Zé Luiz Mineiro: O Ministério Publico das cidades de São Mamede, Santa Luzia, Junco do Seridó, Várzea e São José do Sabugi, deveria seguir o exemplo e aplicar este mesmo acordo nas cidades do Vale do Sabugi.

 Deixe sua Opinião>


3 comentários:

AMANDA disse...

Boa Iniciativa, acho que deveria haver uma fiscalização com mais rigor, não dar mais para ver crianças e adolescente sendo transportados como animais.

MÃE DE ALUNO disse...

Aqui se o gestor tivesse vergonha na cara e o ministério publico abrisse os olhos para ver a situação CAÓTICA dos carros que transporta alunos em São Mamede ja teriam tomado uma providencia.

TIA DE ALUNO. disse...

Espero que os vereadores entre com um projeto para acabar com os carros paus de araras em São Mamede, fico muito preocupada quando vejo meu sobrinho que vem da Serra Branca em cima desse carros vendo a hora uma noticia ruim. PEÇO ATÉ PELO AMOR DE DEUS.

O seu comentário é sua total responsabilidade.