São Mamede e demais Cidades do Vale do Sabugi estão em novo Mapa Turístico do Brasil

Foi divulgado nesta terça-feira (17), o novo Mapa Turístico Brasileiro. A configuração traz, além de regiões consagradas pelo turismo, apostas de roteiros que devem figurar nos próximos guias de viagem e atrair um número crescente de turistas nos próximos anos. O novo mapa turístico orienta a atuação de políticas e investimentos do Ministério do Turismo pelo país.

Na Paraíba, além dos tradicionais destinos como Baía da Traição, Cabedelo, Cabaceiras e João Pessoa, por exemplo, outros municípios passam a figurar no Mapa do Turismo Brasileiro.

O Mapa de 2013 traz a Paraíba dividida em 10 regiões – Agreste, Brejo, Cariri, Litoral Norte, Litoral Sul, Seridó e Curimataú, Vale das Águas, Vale dos Dinossauros, Vale dos Sertões e Zona da Mata – com 137 Municípios contemplados. Pelo novo Mapa, o Nordeste foi dividido em 81 regiões com 820 Municípios contemplados.

Todos os municípios selecionados passaram por uma reavaliação do seu interesse turístico, por isso o número diminuiu de 3.635 para 3.345. De acordo com o Ministério do Turismo, a reavaliação dos destinos e de suas respectivas regiões se baseia nas novas diretrizes do Programa de Regionalização do Turismo, definidas pelo Plano Nacional de Turismo 2013-2016.

Vale dos Sertões
1. Belém do Brejo do Cruz
2. Brejo do Cruz
3. Cacimba de Areia
4. Catolé do Rocha
5. Condado
6. Mãe D’Água
7. Malta
8. Maturéia
9. Passagem
10. Patos
11. Paulista
12. Pombal
13. Quixabá
14. Santa Luzia
15. Santa Teresinha
16. São Bento
17. São José do Brejo do Cruz
18. São José do Sabugi
19. São Mamede
20. Teixeira
21. Várzea
22. Vista Serrana
Veja abaixo os municípios paraibanos inseridos no Mapa:

Agreste
1. Aroeiras
2. Campina Grande
3. Caturité
4. Esperança
5. Fagundes
6. Gado Bravo
7. Ingá
8. Itatuba
9. Juarez Távora
10. Lagoa Seca
11. Massaranduba
12. Mogeiro
13. Montadas
14. Natuba
15. Pocinhos
16. Serra Redonda
17. Umbuzeiro

Brejo
1. Alagoa Grande
2. Arara
3. Areia
4. Bananeiras
5. Borborema
6. Caiçara
7. Cuitegi
8. Dona Inês
9. Guarabira
10. Gurinhém
11. Lagoa de Dentro
12. Matinhas
13. Mulungu
14. Pilões
15. Remígio
16. Serra da Raiz
17. Serraria
18. Sertãozinho
19. Solânea
20. Tacima

Cariri
1. Amparo
2. Barra de São Miguel
3. Boqueirão
4. Cabaceiras

FAMUP

2 comentários:

OBSERVADOR disse...

PARABÉNS, Mais analisando bem será que São Mamede está pronta para mostrar os nossas riquezas naturais?, pois recentemente estive com a equipe de jovens do colégio Marista visitando o sitio arqueológico de nossa cidade e junto com eles ficamos decepcionado pois o que vimos lá foi um difícil acesso ao local das pedra rupestres, não tínhamos guia e fato preocupante pedreira no local. Aqui em São Mamede de fato tem que profissionalizar a nossa cultura e o turismo o que vemos são amadores a frente, ou se organiza e faz projetos como o sitio arqueológico de Parelhas/RN ou continua do mesmo jeito a nossa cultura a cada dia se acabando cada vez mais.

Anônimo disse...

Pura mentira de quem relator esse comentário acima, pois tive presente na visita que o Colégio Marista, como também na visita do Colégio Pio Décimo de João Pessoa teve recentemente ao sítio Arqueológico Pedra Branca e tanto os alunos como demais pessoas das escolas ficaram encantadas com a beleza e tivemos sim um guia, onde o Secretário Genário foi procurando em sua residência para conduzidos e dar maiores informações, ambas ficaram gratas pelos recepção e apoio necessário. Realmente vc não tem conhecimento nenhum, porque recentemente a secretaria de Esporte e cultura na pessoa do secretário fez uma denuncio ao Iphan e convidou-o para ver como estava a situação e depredação do sítio Arqueológico de Pedra Branca e o órgão responsável esteve pessoalmente aqui em são Mamede e notificou o proprietário do sítio e já foi retirada a pedreira e em breve o sítio será tombado. Ai sim a Prefeitura Municipal poderá tomar alguma decisão e fazer algo para o mesmo. No momento o que o secretaria de turismo e meio ambiente pode faz é ter feito uma denuncia e foi exatamente o órgão responsável fez e através dessa denuncia é que a pedreira não existe mais. Meus parabéns a quem fez essa denuncia.

O seu comentário é sua total responsabilidade.