Católicos de São Mamede celebram nesta Quinta-feira Santa, missa da Ceia do Senhor.

Dentro do clima propício da Semana Santa, católicos do mundo inteiro iniciam nesta Quinta-feira com a celebração do Lava Pés e da Ceia do Senhor, o Tríduo Pascal.  Na Igreja Matriz  de Nossa Senhora da Conceição em São Mamede, a programação começou  as 5h30 com o oficio divino, as 17h acontecerá a celebração da Santa Missa da Ceia do Senhor e Procissão de Translado do Santíssimo Sacramento, seguida da Vigília de Adoração

A Liturgia da Igreja neste dia privilegia três óleos, chamando-os de "Santos Óleos": Óleo dos enfermos, Óleo dos catecúmenos e Óleo do Santo Crisma. Os Santos Óleos, de modo particular o Santo Crisma, têm caráter sacramental. Antigamente, os Óleos eram guardados dentro de um pequeno sacrário, costume este que está voltando em muitas comunidades, como sinal de respeito.

Na celebração, os cristãos vão fazer memória da última Ceia quando Jesus assumindo a condição de servos lavou os pés dos discípulos, antes de ser traído por Judas. Na ocasião, ele também instituiu o mandamento do amor. Repetindo o gesto de Jesus, o padre deverá lavar de forma simbólica, os pés de 12 pessoas da comunidade. "Com gesto humilde e mais do que expressivo do que o Lava-pés, a comunidade é convidada a recordar o que o Senhor fez aos seus Apóstolos: lavando seus pés proclamou de maneira concreta o primado do amor, amor que se faz serviço até o dom de si mesmo, antecipando também assim o sacrifício supremo de sua vida que se consumará no dia depois do Calvário".

SãoMamede1/Zé Luiz Mineiro.

Programação desta Sexta-feira (18) Santa na Paroquia de Nossa Senhora da Conceição em São Mamede/PB. 

18/04 – Sexta-Feira Santa

11:00 – Ofício da Agonia seguido da Procissão do Silêncio
15:00 – Celebração da Paixão do Senhor
19:00-  Via-Sacra dramatizada, saindo de  frente à Igreja Matriz

PASCOM São Mamede

Visite o site da Paroquia de Nossa Senhora da Conceição de São Mamede 




0 comentários:

O seu comentário é sua total responsabilidade.