Defesa do Governo Federal e críticas marcam manifestação pela democracia na cidade de Patos

Centenas de manifestantes convocados pela Frente Brasil Popular compareceram nesta quinta-feira, dia 17, ao ato denominado Pela Democracia e Contra o Golpe. A atividade aconteceu na cidade de Patos e contou com vários partidos políticos, movimentos sociais, sindicais e órgãos não governamentais, dentre outros.
A concentração do ato teve início na Praça Edivaldo Motta, Centro, e depois os presentes seguiram em caminhada que percorreu as ruas Solon de Lucena, Epitácio Pessoa, Pedro Firmino, Leôncio Wanderley, Bossuet Wanderley, Rui Barbosa e culminou com discursos de representantes em frente ao Palácio Cloves Sátiro, sede da Prefeitura Municipal de Patos, onde um carro de som foi utilizado para propagar as ideias dos que fizeram uso da palavra.
A manifestação foi convocada pelo PT, PCdoB, PSB, PCR, além da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), além de outros movimentos sociais da cidade de do campo.
Diante do atual cenário político nacional e local, os discursos foram feitos em diversas frentes de abordagem e a palavra foi facultada para todos que desejaram se expressar em plena via pública. Uns fizeram um discurso de defesa do Governo Federal, destacando as conquistas nos últimos anos, outros preferiram criticar os rumos do cenário político e econômico, porém com o consenso de apuração dos envolvidos com corrupção dentro da democracia e das leis em vigor no país.    
O julgamento antecipado feito pela grande mídia, em especial Rede Globo de Televisão, foi extremamente repudiado por todos os presentes. Para o sindicalista José Gonçalves, a redeGlobo tem cumprido um papel de confundir a opinião pública e tem sido seletiva em abordar os casos de corrupção. “Mesmo diante da comprovação de casos irrefutáveis de corrupção, tipo o de Eduardo Cunha, a Rede Globo prefere um ataque visível apenas ao Partido dos Trabalhadores. Mas acho que o povo não é bobo e tem gritado ‘abaixo a Rede Globo’”, relatou Gonçalves.
O professor Edleudo Lucena, representando o Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Paraíba (SINTEP), disse que os mais de 50 Milhões de votos da presidente Dilma Rousseff devem ser respeitados, pois se percebe uma clara e evidente tentativa de golpe fora das leis vigentes no país e conquistadas a duras penas.
Para Jozivan Antero, militante do PCR, a atual conjuntura mostra que o PT tomou o caminho da conciliação com os partidos mais atrasados e abandonou as lutas pelas transformações sociais de grande envergadura, tais como reforma política, reforma agrária, reforma urbana e fez o jogo dos milionários nacionais e mundiais. “A corrupção deve ser punida em todos os partidos, aqui em Patos mesmo se viu e se vê operações que mostram desvios do dinheiro público, no entanto, só se enxergam roubos em Brasília. Queremos punição para todos que roubam o dinheiro público, porém defendemos que os casos sejam devidamente apurados sem a espetacularização da mídia que influência confunde o povo”, comentou.
“Estamos fazendo um enfrentamento contra os golpistas que querem implantar no Brasil um estado de exceção. Nós já tivemos esse modelo, essa experiência no passado, que não foi muito agradável para os brasileiros”, disse Lenildo Morais (PT). Perguntado sobre a nomeação de Lula para chefe da Casa Civil do Governo Federal, Lenildo relatou: “Lula vai ajudar Dilma a tirar o Brasil da crise”.
Faixas de apoio ao ex-presidente Lula, contra o golpe, bandeiras e faixas foram utilizadas para expressar a opinião do movimento que expressou que o momento é de profundo confronto de ideias e de ações por parte de blocos políticos e sociais no Brasil diante da conjuntura desencadeada a partir das delações, gravações e revelações da Operação Lava Jato e das demais que estão em curso.


 Jozivan Antero – Patosonline.com

0 comentários:

O seu comentário é sua total responsabilidade.