Em reunião realizada para formação de Associação dos Municípios, prefeito de São Mamede, Umberto Jefferson, aponta solução para driblar crise

Foi realizada na tarde da última quinta-feira, 09, no auditório da Rádio Espinharas de Patos, uma reunião da Federação das Associações dos Municípios da Paraíba- FAMUP que debateu sobre a criação da Associação dos Municípios do Vale das Espinharas e Sabugi- AMVES.

Na oportunidade estiveram presentes 15 dos 18 prefeitos dos municípios que farão parte da AMVES.

A prefeita de São José do Bonfim, Rosalba Mota, que é secretária da FAMUP, explicou que é preciso a reativação da Associação dos Municípios, tendo em vista que a FAMUP recomenda que as regiões façam suas associações. Ela disse que houve um interesse por parte dos prefeitos em comparecer à reunião, mas, lamentou a ausência do prefeito de Patos, Dinaldo Filho e de um representante seu no evento.

“Eu fiquei muito feliz de vê o compromisso dos prefeitos, porque é um compromisso com a população, senti muito o de Patos não ter mandado um representante apesar de eu ter convidado pessoalmente o prefeito Dinaldinho, senti demais ele não ter levado a cosia mais a sério e não ter mandado um representante para representar Patos”, lamentou Rosalba.

Para a formação da AMVES, o prefeito de Várzea, Otoni Medeiros, fez questionamentos relacionados a criação da Associação dos Municípios e pediu um prazo para analisar se Várzea também irá compor a AMVES. 

 “O que eu questionei foi, primeiro, a rapidez que seria criada essa Associação sem que antes houvesse um debate, um amadurecimento, ou fosse discutido, pelo menos, o estatuto. Segundo, já existe n Vale do Sabugi a necessidade dos cinco municípios de criarem sua própria associação. Então, eu levantei esse questionamento porque não tinha sentido o mesmo município fazer parte de duas associações de microrregiões com a mesma finalidade (...) eu não estou questionando a importância da criação da Associação, muito pelo contrário, por vários motivos eu expus que tem que ser criada, até porque fica mais fácil amanhã você pleitear junto ao governo, seja estadual ou federal, recursos, cooperações, enfim, com mais associados”, explicou.

Já o prefeito de São Mamede, Umberto Jefferson, fez uma avaliação do evento.

“Vir aqui representar São Mamede é uma satisfação imensa, Vi aqui problemas idênticos aos que eu passo em São Mamede, também algumas soluções que a gente pode levar de experiência para o nosso município, mas, o mais importante é o desejo de todos se unirem para que a gente possa conseguir grandes projetos, para que a gente possa mostrar uma região forte e unida”, disse.

Umberto Jefferson aproveitou a oportunidade para explicar o Consórcio do Lixo e Aterro Sanitário onde os municípios de São Mamede e Várzea realizaram o primeiro Consórcio Intermunicipal da região. Na parceria, o aterro sanitário é disponibilizado pela prefeitura de São Mamede e o município de Várzea disponibiliza o carro compactador, sem ônus para ambos. “Eu tentei mostrar aqui que o caminho para que a gente enfrente essa crise são com essas ideias”, justificou.

A prefeitura de São Mamede ainda disponibilizou durante a reunião, o Hospital Municipal para a realização de cirurgias eletivas. Para o prefeito, o serviço seria realizado no mesmo formato que o consórcio feito com o município de Várzea. "O município de São Mamede não pode dá o que quero, um serviço de excelência, dá uma melhor qualidade de atendimento, realizar mais cirurgias, por isso aqui disponibilizei o hospital para que a gente também possa, assim como foi feito o consórcio do lixo e aterro sanitário, fazer e reali\ar o consórcio da saúde com todos esses municípios porque iria ajudar na administração do hospital, assim como, em contrapartida, iríamos ajudar os prefeitos e acima de tudo o mais importante, à população desses municípios que precisa desses serviços, cirurgias eletivas, cesariana, hernias, histerectomia, enfim, cirurgias de pequeno, médio e grande porte", explicou.


Durante o evento, ficou acertada a realização de uma reunião que ocorrerá na próxima sexta-feira, 17, para chegar a um consenso de que o Vale do Sabugi fará parte ou não da Associação dos Municípios e em seguida, será composta a Diretoria da AMVES.

PatosVerdade

0 comentários:

O seu comentário é sua total responsabilidade.