São Mamede registra pioneirismo na história ao promover Neuroação

O Município de São Mamede, nesse sábado, dia 11, tornou-se palco para Neuroação, evento pioneiro na história da cidade, viabilizado através de Profissionais do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HU João Pessoa), que atenderam mais de 140 pacientes pré-selecionados pela Secretaria Municipal de Saúde, a fim de diagnosticar portadores de Distrofia Muscular do tipo cinturas.

Para esse rastreio inicial cada membro da equipe trabalhou conforme área de atuação, em primeiro lugar, os Neurologistas com a identificação da enfermidade, na sequência os demais, a saber, Fisioterapeutas, Terapeutas Ocupacionais, Fonoaudiólogos, Psicólogos.

 A Neurologista Dra. Isabela Mota considerou o evento muito produtivo e organizado, de forma que pôde avaliar os casos, junto de seu colega Dr. Rafael Andrade, ambos responsáveis por esse pente-fino na triagem, classificando os pacientes que se encaixam no padrão de enfermidades para o estudo em foco.

Durante o encontro foram ministradas palestras com a Assistente Social, Joseane de Souza, que falou sobre os direitos dos portadores de doenças neuromusculares, apresentando cartilha como suporte para o usuário que deseja acessar os benefícios.
O Prefeito da cidade, Umberto Jefferson, prestigiou a ação pela manhã ressaltando o empenho do Hospital Universitário de João Pessoa por ter disponibilizado equipe para esse trabalho no município.


No tocante ao alto índice de pessoas de São Mamede com doenças de cunho genético, o prefeito disse que a doença em análise ainda não tem cura, porém o município se destaca ao dar esse primeiro passo em busca de meios que lhes deem dignidade, melhorando a qualidade de vida de todos.





0 comentários:

O seu comentário é sua total responsabilidade.