São Mamede celebra 7 de Setembro com Parada Cívica dedicada à Mulher no Cenário Cultural Brasileiro

A Gestão Municipal de São Mamede realizou nesse domingo (7), no largo da sede da Prefeitura, a tradicional Parada Cívica em comemoração à Independência do Brasil. Encerrando a Semana da Pátria 2025, o evento trouxe como tema central “A Mulher no Cenário Cultural Brasileiro”, valorizando a contribuição feminina nas artes, na cultura popular, no esporte, na saúde e em diferentes dimensões sociais.

Símbolos como o Brasão do município e as bandeiras do Brasil, da Paraíba e do Brasil foram conduzidos por mulheres, reforçando a diversidade racial, a inclusão e a luta pela igualdade. Também em destaque as artesãs, as mulheres idosas ‘guardiãs da cultura popular’, as profissionais de saúde, atletas e estudantes.

Um dos momentos mais aguardados foi a estreia da Banda Fanfarra de Mulheres, projeto pioneiro no Vale do Sabugi, que encantou o público e destacou o talento feminino na música.

As escolas municipais e estaduais trouxeram pelotões temáticos que homenagearam mulheres de relevância nacional, estadual e local. Nomes como Margarida Maria Alves, Maria da Penha, Irmã Dulce e diversas personalidades de São Mamede foram lembrados por sua contribuição à educação, saúde, política, cultura e vida comunitária.

Prestigiaram o desfile, o prefeito Chaguinha Lopes, junto à primeira-dama e secretária de saúde, Vanilda Gambarra, o presidente da câmara municipal, o vereador Kival Júnior e demais colegas, além dos ex-prefeitos de São Mamede, Dr. Chagas Lopes e Pedro Barbosa, bem como o ex-prefeito de São José do Sabugi, Segundo Domiciano.

Para o prefeito Chaguinha Lopes, a data reforça o orgulho e a união do povo sãomamedense: “Um dia mais que importante para todos nós brasileiros sãomamedenses, 7 de setembro, Dia da Independência do Brasil, são 203 anos de história de luta por justiça social, liberdade, democracia. E, hoje, uma linda parada cívica aqui em São Mamede, realizada pela Secretaria de Cultura junto a todas as secretarias envolvidas. Foi um dia de nos orgulharmos ainda mais de sermos sãomamedenses e acima de tudo brasileiros”.

ASCOM/PMSM











0 comentários:

O seu comentário é sua total responsabilidade.