Ao ver essa denuncia, me foi sugerido, por Anchieta Lima, um titulo de um filme chamado de “ O Último dos Moicanos”.
O vídeo, bem como a entrevista com os moradores foi feito por Anchieta Lima.
Ele se referiu ao titulo do filme fazendo, se acordo com ele, um comparativo aos nossos três principais açudes, o “Açude Novo”, já quase seco (açude que abastece a cidade e já está com sua água quase que comprometida, talvez e provavelmente pela acides dos peixes mortos (com a baixa quantidade no volume de água, consequentemente a oxigenação também baixa e acelera a morte dos peixes, e talvez por essa razão, a água esteja salgada – na realidade, a água já está até fedendo), o “Açude Velho”, poluído já há alguns anos, e o “Açude das Freiras”, como é conhecido por todos.
Situado as margens da BR 230, saída para Campina Grande (no sentido de quem vai para Campina, ele, o açude, fica a esquerda e antes, cerca de 150 metros, do posto Texaco – Posto de Dedé Jaime – o posto fica a direita de quem vai no mesmo sentido).
Fato é que algumas pessoas utilizavam essa água para rega, ou melhor, irrigação de hortas.
Com o esgoto estourado, e consequentemente desaguando no açude, de acordo com os moradores, essa água, desse açude já, certamente, se encontra contaminada,comprometendo assim, toda a plantação de horta.
Essa horta que é vendida na cidade,de acordo com Anchieta Lima, que é veterinário, pode causar um outro grande problema.
Vejamos:
Antes tínhamos esgotos desaguando para o “Açude Novo”, no pior das hipóteses (que já é um absurdo ter esgotos desaguando para dentro de um açude que abastece a população), pelo menos essa água recebia tratamento na Gagepa antes de ir para as torneiras.
No caso do “Açude das Freiras” essa água, que não recebe tratamento algum, é uma água retirada de um reservatório e utilizada para a rega de hortas, com um esgoto desaguando diretamente para a mesma, vem, além de vários outras outras doenças que podem provocar na população, vem uma altamente perigosa, a Cisticercose.
Observem o detalhe em vermelho que fiz questão de frisar.
O que acontece é que os seres humanos, num primeiro contato com os ovos da Taenia solium, ao ingerirem a carne de suíno contaminada, por exemplo, somente depois de defecar, e novamente se contaminar com as fezes (neste caso aqui já fezes humanas), é que começa o processo de infecção propriamente dita da cisticercose.
Digamos que alguém comeu alguma carne contaminada e defecou, essa fezes, através de esgotos ou por outra forma de condução, chegam até a água que é utilizada para irrigação de uma horta, por exemplo, ai quem vier a comer dessas hortaliças já está correndo o risco da contaminação pela referida doença.
Por tanto é muito importante que as hortaliças sejam muito bem lavadas.
Quanto ao esgoto, seria interessante que a Prefeitura pudesse, tão rapidamente, ver essa questão regularizar essa questão do esgoto estourado, que, em tempos de seca, está contaminando um dos últimos reservatórios, que ainda tem uma pequena quantidade de água, que serve para irrigação de hortas ou ainda como fonte de água para animais.
Seria interessante também, já que no vídeo o popular até fala que de fato a água já se encontra contaminada, que seja então averiguada e a situação desses moradores, que tem no cultivo sessas hortaliças, parte de sua subsistência e de seu sustento.
Além de consumirem esse alimentos, eles também vendem.
Um descaso como esse NÃO PODE CONTINUAR.
Ao que ficamos sabendo, o fato seria levado ao Ministério Público hoje, dia 06 de março de 2013, porém, essa informação ainda não nos foi confirmada.
O vídeo foi feito na tarde de ontem, dia 05 de março de 2013.
Com informações e imagens de Anchieta Lima
Henrique Melo – Rede Sertão PB
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O seu comentário é sua total responsabilidade.