Secretário de Cultura do Estado, Lau Siqueira visita São Mamede e participa de Fórum Intermunicipal de Cultura

Dentro da programação do Fórum Intermunicipal do Vale do Sabugi, que aconteceu entre os dias 06 e 07/04, o Secretário de Cultura do Estado, Lau Siqueira, visitou a nossa cidade na sexta-feira e participou de uma conversa com todos os representantes do fórum e alguns gestores da Administração Pública de São Mamede, no CIEM. 
O Secretário de Cultura Municipal, Francisco de Assis Lima França (Noninho), falou da necessidade de o Poder Público dar mais destaque a área cultural dos municípios, ele destaca o fórum como um novo impulso para a cultura do Vale do Sabugi. Por meio de slides, Noninho apresentou os movimentos populares de São Mamede, como o São Pedro, as quadrilhas, os grupos de dança, o teatro, as festas religiosas, a Vila de Picotes (palco de gravação de três filmes: Aspirina e Urubus, Deserto e o comercial da Nissan). Por último, o curta-metragem feito em 2012 que fala de nossas figuras rupestres e sua depredação. 
Para Lau Siqueira as secretarias de cultura de Santa Luzia, São Mamede e Várzea, ali representadas, devem trabalhar com soluções viáveis pros municípios, sem apertar os gestores, especialmente nessa época de crise nacional. “Manter um diálogo com a educação é fundamental, realizando oficinas nas escolas, poesia com as crianças, ou, sarau na praça; entrar nessa luta com os pés plantados no chão, pois o que parece ser pouco é muito”. “O fórum tem o propósito de acabar com as fronteiras e fortalecer os intercâmbios, de forma que Santa Luzia participará de uma ação em São Mamede, o mesmo ocorrerá em Várzea e vice versa”, concluiu.
Chegando a Vila de Picotes confirmamos a importância turística existente no local, o Secretário Lau Siqueira ficou impressionado com a beleza encontrada, da simplicidade que se percebe magia própria da arte e logo propôs a realização de um festival de cinema como fonte de mobilização artística. 
Participaram do evento, além dos Secretários de Cultura Lau Siqueira, Noninho, Professor Saturno (Santa Luzia) e Otoniel Junior (Várzea), também Chico Amaral Articulador de Cultura do Sertão, Gerlúcio Medeiros, da Educação, Stanley Fillemon, do Turismo e Rayssa, professora de balé do Palácio das Artes.
BlogSãoMamede 1 com Ascom/PMSM

0 comentários:

O seu comentário é sua total responsabilidade.