Secretaria de Saúde de São Mamede promove Ciclo de Debates: Da Gravidez à Pré-escola


A Prefeitura de São Mamede através da Secretaria Municipal de Saúde – SMS promoveu na manhã de sexta-feira, 15/6, no plenário da Câmara de Vereadores, ciclo de debates abordando o tema: “Da gravidez à Pré-escola”. Trata-se de uma capacitação para profissionais da Atenção Básica Municipal, gestantes, puérperas e pessoas da comunidade interessadas no assunto.

Essa iniciativa é fonte do projeto de extensão do curso de Medicina das FIP-Patos, idealizado pelo Médico Pediatra e Professor da faculdade, Dr. Umberto Júnior, junto com alguns alunos do curso. A cidade foi escolhida para dar o pontapé inicial nessa discussão que vai percorrer vários municípios da região.   

O debate é plural e reúne vários profissionais da área: a Fisioterapeuta Maria Jéssica Gomes Soares, a Enfermeira Erta Soraya, a Fonoaudióloga Flávia Leite, alunos da FIP e a participação da Secretária Municipal de Saúde Niúda Morais.

Dr. Umberto Júnior conduziu o evento falando primeiro sobre o trabalho que desenvolve no município, a saber, atende na Policlínica Dr. Joácio Morais em consultas quinzenais e especializadas na Puericultura. Essa área específica abrange várias situações e cuidados com a vida da criança até a adolescência, de zero a 12 anos.

Sobre o pré-natal a Enfermeira Erta Soraya enfatizou a atenção integral da saúde da mulher que atua na preparação da gestação, parto, período puerpério e se prolonga no crescimento e desenvolvimento da criança, ou seja, assistindo ao binômio mãe-bebê.

“O objetivo primordial do pré-natal é evitar complicações no período gestacional, levando conhecimento à mulher sobre a alimentação correta, amamentação e o próprio parto”, ressaltou a Enfermeira.

A Fonoaudióloga Flávia Leite mostrou a importância do teste da orelhinha e da linguinha, que vai detectar possível surdez na criança e se a língua está grudada no assoalho da boca. Esses testes são rápidos, práticos e a mãe já sai com o resultado na hora.

Já a Fisioterapeuta Maria Jéssica falou da fisioterapia para recém-nascidos prematuros: “A criança precisa de estímulos para o seu desenvolvimento normal, como aprender a bolar, sentar, engatinhar e fortalecer toda a musculatura. A fisioterapia entra como parte essencial para esses casos”, disse.

Durante o encontro os ACS’s, enfermeiros e demais participantes interagiram por meio de perguntas tirando dúvidas recorrentes ao trabalho diário, quer seja do agente que atua de casa em casa, ou, do médico e enfermeiro que atendem no posto de saúde.

O Prefeito Umberto Jefferson prestigiou o evento agradecendo a presença do público em geral e aos palestrantes que vieram para difundir e somar conhecimentos com base no verdadeiro papel das estratégias e saúde da família: Projeto PSF do Ministério da Saúde.






0 comentários:

O seu comentário é sua total responsabilidade.