29,30 de Junho e 01 de Julho

29,30 de Junho e 01 de Julho

"Picotes a Vila que o tempo não apagou" - 97ª Festa de Santo Antonio em Picotes, zona rural de São Mamede

A imagem pode conter: 2 pessoas, textoA vila de Picotes está situado entre o serrote fino e o serrote chato, zona rural do município de São Mamede/PB.  Começou a surgir nos meados de 1913, com características de uma vila, casas de um lado e de outro, e ao centro a capela em homenagem a Santo Antônio que teve início no meados do ano de 1920.

Picotes teve seu papel importante no desenvolvimento do algodão da região, pois era ponto de escoamento do ouro branco sertanejo. Além disso, na vila tinha uma feira nos sábados, com uma loja de vender  mascate, bodega, bar e até uma casa de hospedaria, Picotes sempre foi alegre. Tinha uma escola onde o ensino era muito bom, com as professoras,  Severina ramos, Daguia, Esperança, entre outras. Tinha também uma festa dos azuis e vermelhos, que eram homens de cavalos correndo para acertar as argolas. Tinha barbeiro, uma simples padaria, uma ótima parteira Tia Nedina, e um dentista prático.

Resultado de imagem para vila de picotesO povo de picotes era uma verdadeira família, não era um lugar sem desenvolvimento,pois possuía fazendeiro com telefone, grande criação de gado, algodão e outras culturas de subsistência. Mas uma coisa não faltava, a fé e a perseverança em ver o sertão produzir. O queijo de coalho e manteiga fazia a festas das feiras da região. Como uma vila religiosa sempre teve a presença de Frei Damião e Frei Fernando nas idas no sertão. Até dormiu varias vezes na vila. Picotes com o declínio do ouro branco(algodão)perdendo mercado, a sua população começou partir para outros centros urbanos. Porém, como filho da terra nunca esqueceu suas belezas naturais e espirituais que a fé nos passa, sempre festejando com muito amor a tradicional festa do seu padroeiro, o nosso Santo Antonio. A vila parou no tempo, mais seus filhos e admiradores não,  Picotes se tornou uma vila de gravações cinematográficas e recebeu o slogan de  "Vila do Cinema Brasileiro" frase essa gravado em lindo letreiro fixado na entrada da cidade São Mamede as margens da BR 230, ação essa do atual prefeito Umberto Jefferson, que visa ainda mais expansão cultural e histórica da Vila de PICOTES. Também tem outros grandes atrativos, os esportes radicais, caminhadas, trilhas ecológicas, locais ideais para fotos, praticantes de rapel, parapente e uma linda preservação ambiental.

Resultado de imagem para vila de picotesDia 13.06. Estamos fazendo a nossa tradicional festa de Santo Antônio. Começando às 19hs. Com missa celebrada pelo carinhoso Pe. Fabrício. A noite vai ser de festa e fé. Aproveite para reviver a história da vila.

Picotes mostra ao povo que o amor faz a diferença!! Participe e compartilhe Picotes é um sonho pra ser vivido. Venha conhecer a vila que o tempo não passou.

Picotes a vila dos seus sonhos!🙏🏻

Aqui tem!

Uma flora exemplar com plantas nativas que só o sertão oferece a você! É para olhar, conhecer, fotografar e preservar.

Aqui tem uma  fauna de deixar muitos biólogos sem dormir, pela variedade de espécies e, como presente, uma orquestra musical natural de canto dos pássaros.

Aqui tem piscinas naturais em seus lajedos que convidam a um banho acolhedor.

Resultado de imagem para vila de picotesAqui tem duas lindas serras, serrote chato e serrote fino. Esse último faz  a alegria dos atletas do rapel e trilheiros. As trilhas levam você a conhecer um lugar que lhe dá paz de espírito, basta fechar os olhos, silenciar e contemplar.

Aqui tem local para você fazer fotos maravilhosas, isso sem contar no tanque de Leó Brito que fica no serrote fino e nunca secou. Essa água é um milagre da natureza.

Aqui tem ainda a pedra do doido, tem as ruínas da antiga escola da vila, aqui tem um estilo de construção preservada.

Aqui tem a linda capela de Santo Antônio. Aqui tem vida, aqui tem história! Aproveitando esse momento, convidamos você para conhecer ou relembrar preciosos momentos na festa de Santo Antônio, dia 13 de junho às 19hs. Com a celebração presidida pelo Padre Fabrício.


"O mundo é pequeno para quem não conhece Picotes". Aqui você vive um sonho!

Com informações Lelo -  GAP (Grupo de Amigo de Picotes)
BlogSãoMamede1/Zé Luiz Mineiro

0 comentários:

O seu comentário é sua total responsabilidade.